O Museu

MUSEU HISTÓRICO FORTALEZA DE SANTO AMARO DA BARRA GRANDE

Guaruj_Fortaleza_da_Barra_III

“A função do museu deve centrar-se em poder colocar a população local em contato com sua própria história, suas tradições e valores. Por meio destas atividades o museu contribui para que a comunidade tome consciência de sua própria identidade que geralmente tenha sido escamoteada por razões de ordem histórica, social e racial.”

(Documento do ICOM – Conselho Internacional de Museus, 1986, apud França, 2009)

Apresentação

O 1º Museu Histórico da Cidade tem sua sede nas dependências da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, fortificação conhecida como Fortaleza da Barra, construída em 1584, reconhecida em 1964, como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN.

A Fortaleza  é atualmente administrada pela Prefeitura Municipal de Guarujá em consonância com CONDEPHAAT e  IPHAN.

A instituição do  MUSEU HISTÓRICO DA FORTALEZA DE SANTO AMARO DA BARRA GRANDE é uma das ações fundamentais no processo de resgate da identidade e da memória da população local, iniciativa contemplada no programa de ações da atual gestão, através da Secretaria de Cultura da Cidade.

Localização

A Fortaleza da Barra Grande, como é conhecida, localiza-se na Rua Messias Borges, nº380, entre a Praia do Góes  e Praia de Santa Cruz dos Navegantes, na cidade de Guarujá.

Breve Histórico sobre a Fortaleza

Trecho  retirado do  Guia Circuito  dos Fortes- AGEM

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi erguida durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola (1580-1640), mais precisamente em 1584, mediante projeto de Giovanni Battista (Juan Bautista) Antonelli, arquiteto militar que acompanhava a esquadra espanhola do almirante Diogo Flores Valdez. Sua posição estratégica foi ocupada um ano antes, em 1583, após ação militar vitoriosa do vedor e contador da armada Andrés Eguino (Higino), contra os navios do corsário inglês Edward Fenton. Seu primeiro comandante, o Capitão Luiz da Costa de Siqueira, só foi nomeado em 1702, 118 anos após sua fundação.

Ocupando um esporão rochoso, a Fortaleza está projetada sobre o canal de acesso ao estuário do maior porto da América Latina. Suas paredes e muralhas espessas, construídas com grandes blocos de pedras, chamam a atenção.

Em 1911, a Fortaleza da Barra Grande foi desativada e seus equipamentos e baterias foram transferidos para a Fortaleza de Itaipu. Abandonada, deteriorou-se rapidamente, com a ação do tempo e com a retirada por invasores de madeiras, telhas e tijolos. No ano de 1960, depois de 45 anos de abandono, voltou para o Círculo Militar.

A marca de contemporaneidade da Fortaleza da Barra foi introduzida com a restauração e adaptação das salas para múltiplo uso, executadas pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – e tendo como parceira a Universidade Católica de Santos – UNISANTOS.

Missão

Sua missão é promover a  valorização e  preservação do patrimônio cultural e memória histórica da cidade de Guarujá, constituindo um espaço de fomento cultural  e disseminação de conhecimentos.  

As atividades desenvolvidas nos museus (exposições, cursos, palestras, seminários, oficinas, espetáculos de música, teatro e dança) atenderão  às expectativas da comunidade, reforçando a apropriação da do Patrimônio pela comunidade.

Funcionamento

O MUSEU HISTÓRICO DA FORTALEZA DE SANTO AMARO DA BARRA GRANDE  estará aberto ao público de terça-feira a domingo, inclusive nos feriados. Funcionará das 9:00hrs às 17:00hrs, sendo prorrogado até às 18:00hrs,  no meses  de janeiro e fevereiro.

Das atividades

São oferecidas visitas monitoradas pela equipe do museu, onde poderão ser realizadas atividades lúdicas e pedagógicas de acordo com a programação acordada entre o museu e o grupo ou instituição que solicitar a visita. O agendamento  deverá ser previamente solicitado via email para: fortalezadabarra@gmail.com

Espaços

A Fortaleza possui 6 (seis)  salas, espaços multi-usos, incluindo um mezanino para realização de pequenas apresentações ou reuniões. Em duas salas temos a cafeteria Sonhos e Sabores e a Loja,  abertas ao público no horário de funcionamento do Museu.

 restauroFonte: Projeto de restauro , 1997, Iphan.

Acervo

O MUSEU HISTÓRICO DA FORTALEZA DE SANTO AMARO DA BARRA GRANDE  tem como meta para seus primeiros anos,  reunir todas as peças arqueológicas  encontradas na Fortaleza e seu entorno, para isso, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Cultura  e empresa especializada, para o serviço de   prospecção superficial e subaquática. O resultado desta prospecção passará imediatamente a compor o acervo permanente do museu.

Vale destacar que própria edificação reúne diversos elementos arquitetônicos que remontam a história da região, e contará com uma exposição permanente, constituída  de painéis que contarão através de textos e imagens a passagem da cidade pelo período colonial até os dias de hoje.

A Fortaleza ainda possuí o  painel abstracionista de Manabu Mabe que surge no interior da  capela, surpreendendo por sua atualidade os visitantes que ali talvez esperassem encontrar um altar.

O mosaico Vento Vermelho, criado em 1997 e última obra desse artista, com 20 metros quadrados. Em formato estilizado, representa as figuras de um pavão, uma caravela, uma santa, um cavaleiro de armadura sobre sua soberba montaria, uma foca, uma porta-estandarte de escola de samba com sua bandeira e outros elementos culturais relativos à ambientação do forte e à cultura regional.

    painel

Um pensamento sobre “O Museu

  1. visitei o local e recomendo para adultos e crianças,as pessoas são muito atenciosas e a vista é linda vale a pena conhecer mais da historia do lugar

Deixe um comentário